quarta-feira, 7 de abril de 2010

Páscoa com uma semana de atraso...

O Guaia disse, o Guaia avisou! Nas ultimas trips tenho comentado com a galera que a água do mar esta muito quente. Muita energia acumulada. E quando toda esta energia desse de cara com uma frente fria, um ciclonezinho extra-tropical, o embate ia ser cascudo! Dito e realizado pela mother nature! As manchas verdes e amarelas do gráfico aí do lado traduzem a fúria do nosso brother Oceano Atlântico. Se no ultimpo post eu falava em “swellzinho” , olha o que eu acabei de receber do pessoal do Liquid Dreams:

“Algumas vezes somos um pouco otimistas demais, mas dessa vez não podemos ser conservadores diante dos fatos. É possível que estejamos prestes a presenciar um dos maiores swells de sudeste deste milênio. Graficamente, ele traz números jamais vistos na era pós-internet em águas brasileiras, e a comparação com o até então intocável swell da Páscoa de 2009 se torna inevitável. A ressalva importante é que trata-se de um swell de sudeste, e não de sul, e por isso picos diferentes poderão se destacar. Será um pareo duro. E se no litoral paulista a ondulação será monstruosa, as ondas no litoral carioca poderão entrar para a história moderna do surf brasileiro. Vai ter estória para muito tempo, e as lendas do surf serão recicladas.

Aquecimento atípico do Atlântico, El Niño ainda ativo, transição oficial do verão para o outono, choque brusco de temperaturas, astronomia e fusão de tempestades são alguns dos fatores encontrados no DNA da criatura que se desenvolverá nas próximas horas. Oportunidade rara para surfar secrets, ondas gigantes, picos adormecidos e até mesmo ondas inéditas.

A bola de cristal estava quente quanto ao segundo estágio desta ondulação, e uma rara configuração ciclônica deverá intensificar ainda mais o bombardeio. Depois de mostrar o lado negro da força, ao custo de aproximadamente uma centena de vidas, essa tempestade deve trazer o ápice entre a tarde de quinta e a manhã de sexta-feira, passando de 3m de sudeste, mas há potencial para que alguns picos especiais passem de 4 ou até mesmo 5m – as fotos irão mostrar depois. Além disso, deve garantir um FDS ainda com altas ondas de sudeste – big surf garantidíssimo!”

Se na semana passada o mar estava virado numa gigantesca REGAN, era só uma questão de tempo para tudo se transformar . Quem surfa sabe, Páscoa sempre dá onda (olha o vídeo!). O equinócio tende ao equilíbrio só no nome porque quem freqüenta os mares do sul com alguma assiduidade já sacou que a mecânica celeste é pródiga em proporcionar quebras violentos entre as gigantescas massas de ar quente com as glacias massas de ar frio, nesta época do ano. É isso, aos malucos de boa fé, dispostos a fazer a cabeça em um marzão gigante desejo sorte e coragem! E pra quem não lembra do Swell de Páscoa de 2009, um videozinho para preparar o espírito diante do que nos aguarda:

Nenhum comentário: