segunda-feira, 2 de junho de 2008

Frozen Surf

Surfistas, não se engane, não são pecilotérmicos, he, he, he... E diante de outro inverno glacial, minha alegria diante da profusão de ondas no invernão bate de frente com minha baixa tolerância a água gelada. Neste período do ano a temperatura média do Atlântico Sul, aqui no litoral do Paraná e Santa Catarina, é de 16 graus. Ondulações de leste (as predominantes no inverno) podem fazer a temperatura cair um pouco mais. Em Mariscal temos também a temida corrente das Malvinas que deixa o mar transparente como o mar do Caribe, mas com temperaturas Antárticas. Literalmente de gelar os ossos.

Lembro a vocês que o quadro de hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo baixa dos 35 graus. Aos 32 graus a situação é crítica. Aos 27 graus já era, bau, bau... Embora a temperatura média do oceano seja compatível com a temperatura média da baixa atmosfera neste período do ano, a água rouba calor de nosso corpo cerca de 25 vezes mais rápido de que o ar. Ou seja, a permanência prolongada na água, mesmo no verão, é contagem regressiva para a hipotermia.

Compartilho com vocês minhas experiências, pois uma situação minimamente confortável dentro da água e fundamental pra um bom surf. Digo isto porque erradamente insisti em surfar durante muito tempo com o "esponjão" , meu velho sleave da Rip Curl. Com ele, num dia em que a temperatura em Mariscal chegou a absurdos 6 graus, (setembro de 2006) eu cheguei ao nível dois do quadro de hipotermia (extremidades azuladas, movimentos lentos). Esta foi uma situação extrema, mas mesmo nos dias comuns de inverno um sleave inadequado pode atrapalhar bastante seu desempenho na água. Além do desconforto causado pela perda de calor, meu antigo sleave era pesado e desconfortável. Absorvia muita água, tornando-se ainda mais pesado e desajeitado, dificultando os movimentos, principalmente a remada.

No inicio desta temporada de inverno estava decidido a investir meus parcos troquinhos de rapaz trabalhador num sleave de ultima geração, mas acabei ganhando um Mormai zeradao da Lady Tininha.Ow presentão!!!! Quanta diferença! Meu surf agora flui no inverno, os movimentos ficam mais soltos, pra entrar na água o choque térmico é bem menor, a permanência na água é maior. De verdade galera, não adiem a troca do seu sleave. Assim como o leash, que tem que ser trocado uma vez por ano ( questão de segurança, papo pra outro tópico), acredito que um sleave tambem tem sua vida útil. E não adianta insistir, pois o prejuízo é do seu surf!

No link uns caras que ou são malucos, ou devem ter um aquecedor ligado em pequenas baterias dentro de seu sleave...

Nenhum comentário: