segunda-feira, 26 de maio de 2008

Beach Boys

Aloha, Brows! Um dos meus sons favoritos, os Beach Boys.

Formada pelo virtuoso Brian Wilson - que era o compositor da maioria das músicas do grupo- seus irmãos Carl, Dennis , o primo Mike e o amigo Alan, os Beach Boys foram umas das mais influentes bandas de rock, marcando a história da música com seus hits cheios de experimentações, com sonoridades alienígenas ao Rock ‘and Roll, fazendo o uso de cítaras, oboés, violinos, e até um estranho instrumento chamado Theremim. Latas de sorvete e garrafas de Coca–cola também compunham a sonoridade de músicas como “Good Vibrations”.

A banda influenciou até o álbum mais brilhante do Beatles, “Revolver”. Tio Paul revelou que “Sgt Pepers” foi inspirado em “Pet Sounds” a obra prima do grupo dos garotos da Califórnia. Quem já escutou o album “Revolver”, especialmente a faixa “Tomorrow Never Knows”, pode supor que os Beatles foram apenas um pouco mais pisicodélicos, pois todos os outros elementos musicais que já haviam sido testados em “Pet Sounds” estão presentes. Aliás, se aqueles quatro cabeludos da cinzenta Liverpool tivessem nascido na ensolarada Califórnia, o som deles seria bem mais parecido com o dos Beach Boys. Mas os Beach Boys eram únicos. O que dizer de uma banda que com sua genialidade inventou um gênero musical, a Surf Music?

Hits como , “California Girl”, “Surfin’ Safári”, “Bárbara Ann” , “Surfin Girl” entre outros, já embalaram muitas barcas de surf e muita festa e xaveco na areia, dos anos 60 até hoje. Eu lembro que nem surfava ainda mas já me deixava levar pelo ritmo gostoso de “Surfin’ Usa”. As músicas dos Beach Boys lembram um tempo em que o mundo parecia ser pra sempre cor-de-rosa, quando os Estados Unidos ainda não tinham desenvolvido este apetite voraz pelo mundo. Com suas sofisticadas canções os brows da praia não falavam apenas de Surf, mas de muitas reflexões sobre o cotidiano da juventude da época, num período onde o surf era mais do que um esporte, era um estilo de vida ligado à expressão de liberdade.

Pena que, como quase tudo que é genial, os Beach Boys mergulharam nas drogas e na loucura. Especialmente Brian Wilson, que depois do álbum dos Beatles, “Sgt Peppers”, pirou o cabeção por acreditar que jamais conseguiria compor alguma coisa que superasse esta que é considerada a obra prima do quarteto londrino. Mas a obra deles é vasta. Música de primeira qualidade, intimamente ligada ao mundo do surf.

No link “Wouldn’t be it Nice”, a minha favorita...

Mahalo, surfin’ guys and girls!

Nenhum comentário: