terça-feira, 17 de junho de 2008

O grande swell e velhas histórias

Comentei aqui sobre o swell do começo de maio. Segundo a revista Fluir foi o maior swell de outono dos últimos 15 anos. Estas fotos são do site, (www.fluir.com.br)na primeira São Conrado com cara de Teahupo`o, e a segunda o Teco na Joaca. Na revista tem fotos ainda mais impressionantes. Itacoatiara tava realmente gringa, Campeche e Joaca, de gala. Tem gente que acha que não rola onda grande por aqui...

Lembro de ter pego um mar assim em novembro de 2004 , em Mariscal. Vimos na TV que seriam esperadas ondas de até 6 metros, devido a um ciclone extra-tropical. Chegamos de madrugada e aos primeiros raios de sol caímos na água. Somente eu e meu Brow Junior conseguimos passar a arrebentação. Depois de uns 15 minutos remando finalmente chegamos ao outside, mas nem deu tempo de descansar e uma onda gigante surgiu tampando o horizonte. Nos posicionamos e.... Bem, devido a minha falta de habilidade não deu nem pra tentar o drop, minha prancha embicou e eu já me preparei para aquela que seria a maior vaca da minha vida! Foi algum tempo debaixo d’água, sendo chacoalhado até perder a noção do que é o “encima” e o que é o “embaixo”... Com o brow Junior não foi diferente, pois a onda era muito cavada e exigia uma certa habilidade para ser domada . Ela quebrou e gerou uma grande quantidade de espuma e quando voltei a superfície aprendi o quão difícil é tentar flutuar num negócio que é metade água , metade ar... Não deu nem tempo de enchermos os pulmões e logo outra morra despencou em nossas cabeças...Fomos varridos até a areia, mas chegando lá recuperamos o fôlego, rimos bastante e com a adrenalina a mil resolvemos voltar. Só que a cada remada nossa o mar respondia com um vigoroso “sai prá lá que hoje eu não to de brincadeira”. Foi inútil. Das 7 da manhã em diante ninguém mais conseguiu vencer a arrebentação. Só restou a nós ficarmos assistindo o espetáculo das ondas na calçada, porque a faixa de areia e a restinga já estava tomada pelas ondas.

Depois disso meu surf progrediu um pouco e até peguei algumas ondas maiores (2, 3 metros), mas nada comparado com aquilo. Fiquei triste de ter perdido a oportunidade de tentar fazer as pazes com as grandonas neste swell de outono ( que foi proporcionado por outro fenômeno climático, um tufão no meio do oceano). É, o lance é ficar de olho no próximo grande swell!

Ae, boas ondas e Mahalo, brows!!!

Nenhum comentário: