quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Couch Surfing

Tem um sofá na Indonésia ou no Havaí esperando por você! O site Couch Surfing é uma excelente idéia para quem quer conhecer os picos mais irados deste mundão. O site que reúne viajantes do mundo conectando aqueles que querem viajar e aqueles que querem receber funciona como uma comunidade no estilo de uma rede social como o Orkut e o My Space, e parte de uma idéia simples que surgiu da necessidade de seu criador o programador Casey Fenton. Ele havia descolado uma passagem baratinha pra ir a Islandia, mas não tinha grana pra hospedagem. Mandou então uma penca de e-mails pra estudantes de Reykjavik (capital da Islândia, ráááá ,essa você não sabia) pedindo um lugar pra ficar. Logo ele recebeu umas 50 ofertas e partiu para o que ele chama de uma das melhores viagens de sua vida.

A inscrição no site é gratuita, mas por cerca de 13 dólares você pode obter um certificado emitido pelo site indicando que os dados fornecidos são verdadeiros. A partir daí você pode conseguir indicações de participantes da comunidade que te conhecem e que certificam que você é uma pessoa confiável além dos comentários de pessoas que já se hospedaram em sua casa ou que hospedaram você, num sistema de qualificação parecido com a comunidade eBay / Mercado Livre.

O Projeto Couch Surfing busca a “Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez", conforme seu slogan. Sua missão é procurar ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência colectiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural de acordo com as palavras de Casey Fenton. A experiência do site já tem uns 2 anos, mas após uma catastrófica perda da base de dados (foi como se todos os perfis do Orkut ou do My Sapace fossem pro saco do dia pra noite) o projeto retornou muito mais estruturado este ano.

É sem dúvida uma excelente idéia para todos os viajantes do mundo como uma forma de reduzir os custos de viajem interagindo com a cultura local permitindo um maior contato com os costumes e peculiaridades do país visitado.

Meu sofá em Bombinhas já está disponível por lá! Don´t be a couch potato, be a couch surfer!

Nenhum comentário: