segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sobre Deuses e Surf

Como Deus é uma coisa que a gente inventa (ou acaba "comprando"dos outros), legal mesmo eram o deuses dos havaianos, os brothers que criaram de verdade este lance fantástico de caminhar sobre a água... Dentre estes deuses o mais legal era Lono. Em seu nome os havaianos faziam uma grande celebração que tinha o surf como ponto central. De outubro até janeiro, os havaianos dançavam e surfavam numa forma de cultuá-lo. E também celebravam com isto sua relação harmônica com as forças da natureza.

Mas aí chegaram os colonizadores com sua doutrina cristã e decidiram que aquilo tudo era imoral. Legal mesmo era matar, torturar e queimar velhinhas e opositores na Inquisição Protestante. Aí meus brothers, fodeu tudo... Com a conveniente ajuda da pólvora os colonizadores cristãos trataram de impor as vontades e dogmas de seu deus e assim uma civilização que vivia em relativa paz e harmonia com seu meio foi praticamente dizimada. Sobrou pouca coisa. E graças a Deus (o Deus doidão que criou essa loucurada toda, não o deles!), apesar de proibido, o surf sobreviveu.

Falo aqui de deuses e de surf porque faço do mar o meu céu. Tudo nele justificada esta minha estadia neste mundinho dominado pela raça Sapiens. Parece tão bobo, tão simples, mas garanto a vocês, é eficaz. No line up, entre uma onda e outra , na companhia do mar e de meus amigos, meu mundo se recompõem. Não preciso de psicólogo, não preciso inventar um deus, nem preciso me adaptar ao deus inventado pelos outros. Tenho sim o meu Deus ( garanto que ele está bem longe da figura daquele velhote barbudão e caquético que criou isso tudo em seis dias) , e penso que o mar e as pessoas legais como meus brows, são uma maneira que Ele inventou pra se redimir diante de um montão de besteiras que Ele criou e/ou aceita.

Só isto. O resto é celebrar o dom de viver e lutar por um mundo melhor...

Nenhum comentário: